Exame

Perda de audição induzida por ruído

Imagem mostra mão de pessoa com perda auditiva induzida por ruído usando ferramenta ruidosa
+100
Centros Auditivos
Resultados
imediatos
+130 000
clientes satisfeitos
GRÁTIS
exames auditivos

O que é a perda de audição induzida por ruído?

A perda de audição induzida por ruído ocorre quando as células ciliadas no órgão auditivo (a cóclea) são danificadas pela exposição a níveis de ruído mais altos do que o normal.

Tipicamente, a perda de audição induzida por ruído ocorre em ambos os ouvidos e é caracterizada pela incapacidade de ouvir ruídos entre 3000 e 6000 Hertz (hz). É a segunda causa mais comum para a perda de audição, a seguir à perda de audição com a idade (presbiacusia).

Tipos de perda auditiva

Imagem mostra onde a perda auditiva induzida por ruído ocorre num ouvido
Imagem mostra homem com auriculares nos ouvidos

Marque um teste auditivo grátis

Marque um teste auditivo grátis para saber se tem perda de audição induzida por ruído ou outro tipo. Podemos ajudá-lo a compreender melhor o seu problema e a as soluções disponíveis.

Questão 1 de 1
Tem mais de 55 anos?

O que causa a perda de audição induzida por ruído?

A exposição excessiva e prolongada a sons mais altos do que o normal (tipicamente, sons acima de 70 dB) é a causa principal da perda de audição induzida por ruído. 

A extensão dos danos e a velocidade do seu aparecimento depende de vários factores, incluindo: 

  • Duração da exposição
  • Nível e proximidade do som
  • Nível de protecção auricular usada (se existente)

A perda de audição induzida por ruído é causada por ruído de lazer (música alta, concertos, uso de auriculares, etc.) ou ocupacional (trabalhar numa fábrica, ruído industrial, trabalhar num estaleiro de construção sem protecção auricular).

4 sinais comuns da perda de audição induzida por ruído

Muitas vezes, os principais sintomas da perda de audição induzida por ruído desaparecem quando a exposição ao ruído é cessada. Se a exposição ao ruído for repetida e forem destruídas mais células, poderá desenvolver uma perda de audição duradoura. Os sintomas raramente são dolorosos, mas podem ser difíceis de identificar. 

Sinais da perda de audição

Imagem mostra mulher com desconforto no seu ouvido
1. Uma sensação de pressão ou de ouvido "entupido"  
Imagem mostra mulher com a mão perto do ouvido
2. A fala parece pouco nítida ou pessoas parecem estar a murmurar
imagem mostra abelhas
3. Zumbido no ouvido (chamado Tinnitus)
Imagem mostra pássaro a cantar
4. Dificuldade em ouvir sons agudos

Como prevenir a perda de audição induzida por ruído?

A perda de audição induzida por ruído pode ser prevenida usando protecção auricular. É fácil encontrar protecção auricular está amplamente disponível online e em lojas, e está disponível em inúmeras variedades. O custo do equipamento de protecção determina, em grande parte, o nível protecção que oferece. Este tipo de equipamento auricular protege o ouvido contra danos nos nervos, porque atenua o nível de ruído.

Como evitar a perda de audição

Os tipos de protecção auricular disponíveis no mercado incluem os seguintes:

  • Tampões auriculares de espuma - Tampões auriculares de espuma são a forma mais barata de protecção auricular disponível no mercado e são, geralmente, usados pelas pessoas na indústria de construção. 
  • Tampões de borracha - São semelhantes aos tampões de borracha, mas estes possuem uma construção mais rígida, o que significa que não são adequados a todos os formatos de canal auditivo. 
  • Protetores auriculares com banda - Esta forma de protecção auricular é composta por protectores auriculares ligados por uma banda. Eles são semelhantes a auscultadores com cancelamento de ruído e são geralmente usados para sons de lazer altos. 
  • Moldes auriculares personalizados - Moldes auriculares personalizados são, geralmente, feitos de silicone e são personalizados para se adaptarem ao formato exacto do ouvido do utilizador. 

Soluções para a perda de audição induzida por ruído

Na maioria dos casos, o uso de aparelhos auditivos pode ser solução indicada para a perda de audição induzida por ruído. Embora o próprio défice auditivo não possa ser curado, os aparelhos auditivos são uma forma eficiente de melhorar significativamente a sua capacidade de ouvir sons e conversas à sua volta. 

Para além de usar aparelhos auditivos, evitar a exposição a ruídos excessivamente altos também pode evitar que a sua perda de audição piore.

 

Marque um exame auditivo GRÁTIS Soluções para a perda de audição

Martha Menéres, Audiologista - Acústica Médica

O meu nome é Martha Menéres e sou audiologista na Acústica Médica. Licenciei-me em 2007 na ESS Porto. A reabilitação auditiva é uma área da audiologia bastante gratificante, pois temos a oportunidade de ajudar cada vez mais pessoas a ouvir melhor, não só graças ao progresso científico-tecnológico a que a Oticon nos vem habituando, como através do acompanhamento clínico e humano. Na Acústica Médica tenho a oportunidade de pôr em prática a minha paixão diariamente, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos nossos clientes, bem como das suas famílias, com o apoio de uma equipa multi-disciplinar sólida, experiente e com vontade de fazer a diferença a cada dia, apaixonadamente.