Exame

Apito nos ouvidos: Saiba mais sobre as suas soluções

+100
Centros Auditivos
Resultados
imediatos
+130 000
clientes satisfeitos
GRÁTIS
exames auditivos

O som de apitos nos ouvidos é um sintoma de tinnitus (zumbidos)

Os zumbidos normalmente estão relacionados com a perda de audição, mas podem ter várias causas, incluindo exposição a ruídos altos, idade, infecções de ouvidos e lesões. O som de apitos nos ouvidos é um sintoma de tinnitus (zumbidos) e é um resultado do seu cérebro tentar compensar a perda de células ciliadas no seu ouvido. Os zumbidos pode ser sentido em forma de som sibilante, rugido ou assobio.

O zumbido afecta cerca de 15% da população. Para algumas pessoas, pode ter um impacto considerável no seu dia a dia, e pode causar ansiedade, stress, desespero e problemas de sono.

O nosso teste rápido de zumbidos online é rápido e pode ajudá-lo a compreender se tem sintomas de zumbidos (como um apito nos ouvidos) e/ou perda de audição. Os dois problemas são frequentemente sentidos em simultâneo.

Teste de zumbidos online

Pessoas que têm zumbidos podem ter também perda de audição. O nosso teste online de zumbidos pode ajudá-lo a compreender se tem zumbidos e/ou perda de audição e o que pode fazer em relação a isso.

Questão 1 – Ouvir sons de zumbido ou sibilantes
Ouve sons de zumbido no(s) seu(s) ouvido(s) quando não há qualquer som exterior?
Tem problemas em adormecer ou concentrar-se devido aos sons de zumbido no(s) seu(s) ouvido(s)?
Costuma ter problemas em acompanhar conversas, porque não ouve bem?
Sente que tem de aumentar o volume da televisão ou do rádio mais do que o normal?

O seu resultado indica que pode ter:

Zumbidos e perda de audição

 

As suas respostas indicam que pode ter zumbidos e perda de audição. Recomendamos que visite um dos nossos centros auditivos. Existem aparelhos auditivos que podem ser a solução para a perda de audição e garantir um alívio dos zumbidos.*

* O resultado deste teste é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.



Marque um exame auditivo GRÁTIS num centro auditivo perto de si

O seu resultado indica que pode ter:

Perda de audição

 

As suas respostas indicam que pode ter alguma perda de audição, mas não tem sintomas de zumbidos. Recomendamos que visite um dos nossos centros auditivos, e fazer um exame auditivo.*

* O resultado deste teste é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.



Marque um exame auditivo GRÁTIS num centro auditivo perto de si

O seu resultado indica que pode ter:

Zumbidos

 

As suas respostas indicam que pode ter zumbidos. Recomendamos que leia sobre as soluções disponíveis, saber como lidar e como obter alívio dos zumbidos.*

* O resultado deste teste é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.

O seu resultado indica que não tem:

Zumbidos ou perda de audição

 

As suas respostas indicam que tem zumbidos, ou, os zumbidos não é incomodativo e não afecta, actualmente, o seu dia-a-dia. Se tiver zumbidos no futuro, recomendamos que visite o seu prestador de cuidados de saúde local.

* O resultado deste teste é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.

O que causa o apito nos ouvidos?

Há vários factores que podem desencadear o apito nos ouvidos. A causa mais comum é a exposição a ruídos altos, que danificam as minúsculas células ciliadas no ouvido interno. O som de apito é o resultado do seu cérebro tentar compensar a perda de células ciliadas.

Causas comuns do apito nos ouvidos:

  1. Exposição a ruídos altos
  2. O processo natural de envelhecimento
  3. Infecções no ouvido médio
  4. Desgaste emocional
  5. Diabetes
  6. Reacções negativas a medicamentos
  7. Lesões na cabeça ou pescoço
  8. Intolerância ao ruído (hiperacusia)
  9. Problemas médicos não tratados, como a doença de Ménière e otites

Faça o teste de zumbidos online

Solução para o apito nos ouvidos

Embora não existe uma cura milagrosa para o apito nos ouvidos, há várias formas de reduzir o impacto que o mesmo tem na sua qualidade de vida. Em baixo, pode saber mais sobre algumas técnicas que podem ser eficientes na gestão de sensações associadas ao apito nos ouvidos.

1. Terapia do som
Programas de terapia do som podem reduzir o contraste entre ambientes calmos e sons sibilantes nos ouvidos
2. Aparelhos auditivos
Quando usa aparelhos auditivos o seu cérebro recebe mais sons, isto, poderá ajudar a aliviar os zumbidos.
3. Relaxamento e consciencialização
Meditação e ioga demonstraram ser úteis no alívio dos efeitos do zumbido nos ouvidos
4. Protecção auditiva
Usar equipamento de protecção auditiva (como tampões para os ouvidos) pode ser uma forma eficiente de prevenir danos causados pelo ruído em ambientes ruidosos

Obtenha alívio do apito nos ouvidos com terapia do som

A terapia do som é uma forma de alívio para o zumbido que lhe permite ouvir sons terapêuticos através dos seus aparelhos auditivos, para anular os sons associados ao zumbido.

A terapia do som pode ser uma forma útil de gerir os sintomas do zumbido. Embora não seja possível eliminar por completo as sensações, é possível disfarçar o zumbido, para que este se torne menos notório. Este processo ocorre quando começa a focar a sua atenção noutros sons para além dos que estão associados ao zumbido (como o apito nos ouvidos).

imagem mostra ondas e dois aparelhos auditivos

Usar aparelhos auditivos para o alívio dos apitos nos ouvidos

Os aparelhos auditivos podem ser usados para a perda de audição e para aliviar o apito nos ouvidos, visto que o ajudam a ouvir melhor, ao mesmo tempo que também ajudam a disfarçar o som dos zumbidos já que amplificam os sons à sua volta.

Consequentemente, conseguirá ouvir mais com menos esforço, reduzindo também o volume de qualquer apito nos ouvidos.


Para além deste benefício, muitos aparelhos auditivos modernos também oferecem uma funcionalidade de terapia do som que lhe permitem reproduzir alguns sons terapêuticos (tais como ruído branco) nos aparelhos auditivos, o que irá disfarçar ainda mais os zumbidos.


Modelos de aparelhos auditivos

Perda de audição e apito nos ouvidos

Muitas pessoas que têm apito nos ouvidos também têm perda de audição (mesmo que não se tenham apercebido disso). Se notar quaisquer sintomas de zumbido (como apito nos ouvidos), então poderá beneficiar em usar aparelhos auditivos.

80% das pessoas com zumbidos também têm perda de audição

Visto que os aparelhos auditivos enviam mais sons para o seu cérebro, os sintomas de zumbido podem tornar-se menos incomodativos.

E uma vez que os seus aparelhos auditivos melhoram a sua audição, torna-se mais fácil focar-se noutros sons à sua volta, distraindo-se dos sons relacionados com os zumbidos (como o apito nos ouvidos).

Faça o teste de zumbidos online

 

Desafios comuns

As pessoas que têm apitos nos ouvidos poderão tornar-se sensíveis aos ambientes ruidosos, como restaurantes movimentados ou bares com música de fundo muito alta. Inclusivamente, e podem até começar a evitar por completo esses ambientes.

A apito nos ouvidos pode levar a:

  • Problemas de concentração
  • Isolamento
  • Distúrbio do sono
  • Desespero e irritabilidade
  • Sensibilidade acrescida a ambientes ruidosos

Embora algumas pessoas possam ter mais facilidade em ignorar os zumbidos, a sensação desagradável dos zumbidos pode ter um impacto negativo na vida de muitas outras, se for sentido durante longos períodos de tempo.

Perguntas frequentes – Apito nos ouvidos

Foto Audiologista
Cristina Ferreira, Audiologista - Acústica Médica

O propósito dos audiologistas é ajudar mais pessoas a ouvir melhor, assim como sensibilizar e alertar para a importância do rastreio auditivo precoce. A saúde auditiva tem um impacto preponderante na qualidade de vida das pessoas ao nível da comunicação e das relações humanas. Aliás, há vários estudos que comprovam que a perda auditiva pode promover o avanço da demência. A dificuldade auditiva é um distúrbio relativamente comum que geralmente mostra os primeiros sinais a partir da meia-idade, mas que pode ter início em qualquer momento da vida, e pode ser desencadeado por diversos motivos. A perda auditiva afeta mais de 1 bilião de pessoas e é uma preocupação crescente ao nível da saúde global. Na Acústica Médica, empresa pioneira e líder de mercado com padrões de qualidade superior e uma referência num grupo multinacional, empenhado em continuar a ajudar cada vez mais pessoas a ouvir melhor, os audiologistas podem fazer o que fazem de melhor: Ajudar na qualidade de vida das pessoas.


Fontes:

1. Beck D.L. (2012) British Academy of Audiology. Podium presentation.

2. Al-Swiahb, J., & Park, S. N. (2016). Characterization of tinnitus in different age groups: A retrospective review. Noise & health, 18(83), 214–219. https://doi.org/10.4103/1463-1741.189240