Exame
Imagem mostra mulher a sofrer de uma das consequências da perda auditiva não tratada

8 consequências da perda de audição

Viver com perda de audição

Viver com perda de audição, afecta muito mais do que apenas a sua capacidade de ouvir. Arrisca-se a que isso afecte várias situações da sua vida:

  1. A sua acuidade mental pode diminuir
  2. O seu risco de demência pode aumentar
  3. A sua memória pode ser afectada
  4. Poderá sentir-se excluído de conversas
  5. A sua vida social pode ser afectada
  6. Poderá sentir-se ansioso
  7. Poderá sentir um cansaço mental superior
  8. O seu rendimento pode ser afectado

Para saber mais detalhes sobre cada uma destas consequências, veja abaixo.

Marque um exame auditivo grátis

imagem mostra homem a jogar xadrez

1. A sua acuidade mental pode diminuir

Quando tem dificuldade em ouvir o que se passa à sua volta, a sua acuidade mental pode ficar diminuída. Isto deve-se à redução do estímulo do cérebro, o que pode reduzir a sua capacidade de processar o som e reconhecer fala.

Como é a sua audição?
Faça o nosso teste auditivo online para saber como está a sua audição.

Teste auditivo online

Imagem mostra mulher a olhar pela janela

2. O seu risco de demência pode aumentar

Viver com perda de audição, mesmo que seja ligeira, pode duplicar o seu risco de desenvolver demência. Quanto mais severa for a perda de audição, maior é o risco de declínio cognitivo.

Um caso moderado de perda de audição, por exemplo, triplica a probabilidade. Com um caso severo de perda de audição, existe um risco até 5 vezes superior de desenvolver demência. Saiba mais sobre a relação entre perda de audição e demência:

Perda de audição e demência

Imagem mostra mulher durante teste auditivo

Faça um autoteste: Um exame auditivo é indicado para si?

Responda às 4 questões abaixo para ver se deve ponderar fazer um exame auditivo.

Questão 1 – À mesa
Tem dificuldade em acompanhar conversas quando há 4 ou mais pessoas presentes?
Foi aconselhado por familiares ou amigos a testar a sua audição?
Costuma ter dificuldade em compreender o que os outros dizem, por não ouvir bem?
Dá por si a aumentar o som da televisão ou do rádio, embora o volume esteja bem para as outras pessoas?

O seu resultado:

Um exame auditivo é importante para si

As suas respostas indicam que pode ter perda de audição. Recomendamos que marque um exame auditivo num dos nossos centros auditivos.

O resultado é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se tem perda de audição.



Marque o seu exame auditivo grátis:

O seu resultado:

Fazer um exame auditivo pode ser importante para si

As suas respostas indicam que pode ter sintomas de perda de audição. Recomendamos que marque um exame auditivo num dos nossos centros auditivos.

O resultado é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se tem perda de audição.



Marque o seu exame auditivo grátis:

O seu resultado:

Não é possível determinar aqui se um teste auditivo é relevante para si

As suas respostas indicam que pode ter sintomas de perda de audição. Recomendamos que marque um exame auditivo num dos nossos centros auditivos.

O resultado é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se tem perda de audição.




Marque o seu exame auditivo grátis:

Imagem mostra duas mãos a segurar uma fotografia

3. A perda de audição pode afectar a sua memória

Tem dificuldade em lembrar-se do que acabou de ouvir? Quando tem dificuldades auditivas, pode ser difícil compreender e lembrar-se do que foi dito.

Isto deve-se ao facto dos recursos cognitivos extra, de que necessita para ouvir, reduzirem os recursos disponíveis para a memorização e compreensão.

Como experimentar grátis aparelhos auditivos

imagem mostra homem excluído de conversa com dois homens

4. Poderá sentir-se excluído de conversas

Conforme a sua audição piora, torna-se mais desafiante acompanhar conversas do dia-a-dia. Talvez tenha de pedir com mais frequência às pessoas para repetirem, ou talvez sentar-se mais perto delas, para poder ler nos lábios ou ver as suas expressões faciais de forma a perceber o que dizem.

Até pode acenar e dar a entender que compreende o que está a ser dito. Mas as piadas perdem a graça se não conseguir ouvir tudo.

Perda auditiva neurossensorial

Encontre um especialista em cuidados auditivos perto de si

5. A sua vida social pode ser afectada

Se tem perda de audição e ainda não foi procurar ajuda, poderá ter dificuldade em manter-se em contacto com o seu círculo de amigos. Pode ser especialmente notório em determinadas situações, como em reuniões ou jantares.

Como resultado, começa a evitar determinados eventos sociais ou rejeitar convites. Na realidade, estudos mostram que idosos com perda de audição não tratada têm 20-24% menos probabilidade de participar em actividades sociais.

Soluções para a perda de audição

imagem mostra mulher sentada sozinha

6. Poderá sentir-se ansioso

Com a redução da sua capacidade auditiva, poderá ter dificuldade em decifrar e localizar sons à sua volta. Isto pode fazê-lo sentir-se mais inseguro relativamente ao ambiente circundante.  

Quando é o momento para obter ajuda

imagem mostra homem com a mão junto da sua cabeça

7. Pode sentir um cansaço mental superior

Quando não ouve bem, a comunicação pode tornar-se cansativa. Isso deve-se ao facto de ter de ir mais fundo, às suas reservas cognitivas, para compreender.

Isto pode ser especialmente cansativo em eventos sociais, em restaurantes e no meio de multidões, pois obriga-o a concentrar-se ainda mais para decifrar o que as pessoas lhe estão a dizer.

Conheça os casos de outras pessoas com perda de audição

imagem mostra mulher com a mão junto da sua cabeça

5 passos para melhorar a sua audição

1. Saiba como reconhecer os sinais da perda de audição
Sinais de perda de audição
2. Marque o seu exame auditivo GRÁTIS num centro auditivo
Marque um exame auditivo grátis
3. Escolha uns aparelhos auditivos que sejam indicados para si e experimente-os
Experimente grátis durante 30 dias
4. Saiba mais sobre o financiamento e protocolos disponíveis
Financiamento de aparelhos auditivos
5. Oiça bem e viva bem. Usufrua de vários serviços grátis
Acompanhamento pós-venda
imagem mostra homem e mulher a falar e a olhar para uma folha

8. O seu rendimento pode ser afectado

De acordo com um estudo do The Better Hearing Institute, as dificuldades auditivas podem afectar o potencial de rendimento, e consequentemente, o seu desempenho no trabalho. Quando não ouve bem, arrisca-se a perder informações essenciais em reuniões ou instruções de supervisores.


Marque um exame auditivo GRÁTIS

Martha Menéres, Audiologista - Acústica Médica

O meu nome é Martha Menéres e sou audiologista na Acústica Médica. Licenciei-me em 2007 na ESS Porto. A reabilitação auditiva é uma área da audiologia bastante gratificante, pois temos a oportunidade de ajudar cada vez mais pessoas a ouvir melhor, não só graças ao progresso científico-tecnológico a que a Oticon nos vem habituando, como através do acompanhamento clínico e humano. Na Acústica Médica tenho a oportunidade de pôr em prática a minha paixão diariamente, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos nossos clientes, bem como das suas famílias, com o apoio de uma equipa multi-disciplinar sólida, experiente e com vontade de fazer a diferença a cada dia, apaixonadamente.

Fontes

  1. Deal JA, Betz J, Yaffe K, et al, for the Health ABC Study Group. Hearing impairment and incident dementia and cognitive decline in older adults: the Health ABC Study J Gerontol A Biol Sci Med Sci 2016; published online April 12. DOI:10.1093/gerona/glw069. 66
  2. Lin FR, Metter EJ, O’Brien RJ, Resnick SM, Zonderman AB, Ferrucci L. Hearing loss and incident dementia. Arch Neurol 2011; 68: 214–20. 67
  3. Gallacher J, Ilubaera V, Ben-Shlomo Y, et al. Auditory threshold, phonologic demand, and incident dementia. Neurology 2012; 79: 1583–90.
  4. Pichora-Fuller MK. (2008a) quoted in Convention News, “Celebrating 20 Years, AAA is Hear to Stay” from: Advance for Speech-Language Pathologists and Audiologists. By Jason Mosheim, speech-languagepathology-audiology.advance.web.com/editorial.
  5. The National Council on Aging, The Consequences of Untreated Hearing Loss in Older Persons, May 1999. https://www.ncoa.org/wp-content/uploads/NCOA-Study-1999.pdf
  6. Beck DL, Clark, JL. Audition matters more as cognition declines and cognition matters more as audition declines. Audiol-ogy Today. 2009;(3):48-59.
  7. Jung D, Bhattacharyya N. Association of hearing loss with decreased employment and income among adults in the Unit-ed States. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2012;121(12):771–775. [PubMed]
  8. Yuan, J., Sun, Y., Sang, S., Pham, J. H., and Kong, W. J. (2018). The risk of cognitive impairment associated with hearing function in older adults: a pooled analysis of data from eleven studies. Sci. Rep. 8:2137. doi: 10.1038/s41598-018-20496-w
  9. Bess, F. H., & Hornsby, B. W. (2014). Commentary: listening can be exhausting--fatigue in children and adults with hearing loss. Ear and hearing, 35(6), 592–599. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5603232/
  10. Packer, Lisa. "Research shows severity of tinnitus is related to emotional processing." Healthy Hearing. Acedido 16 de abril de 2019.