Exame
Mulher a remover cera dos ouvidos

Cera dos ouvidos

Muitas pessoas têm uma audição diminuída devido à acumulação de cera dos ouvidos, que pode bloquear o canal auditivo. Nesses casos, torna-se necessário proceder à sua remoção. Os nossos especialistas em cuidados auditivos poderão aconselhá-lo sobre como proceder.

+100
Centros Auditivos
Resultados
imediatos

O que fazer em caso de excesso de cera dos ouvidos?

A cera dos ouvidos é uma substância que existe naturalmente no canal auditivo. Na realidade, ela é benéfica para os nossos ouvidos, ajudando a manter a pele saudável e evitando infecções. No entanto, pessoas sofrem de um excesso de cera dos ouvidos, o que pode causar perda de audição e interferir na realização de um exame auditivo ou mesmo na utilização de um aparelho auditivo.

Nesses casos, é aconselhada a sua remoção. Existem produtos específicos para limpeza dos ouvidos, que se vendem na farmácia. Se estes não forem suficientemente eficazes para o seu caso, então deverá consultar um médico otorrinolaringologista. Ele irá observar o seu canal auditivo e proceder à remoção da cera dos ouvidos, recorrendo aos meios apropriados.

Remoção de cera dos ouvidos

Aconselhe-se com um dos nossos especialistas em cuidados auditivos sobre como fazer uma limpeza correcta dos seus ouvidos. Ligue 808 500 530, ou, preencha o formulário com os seus dados.

Remoção de cera dos ouvidos

Na maioria dos casos, a cera dos ouvidos sai por si só e não há necessidade de a remover. No entanto, se a cera dos ouvidos estiver a bloquear o canal auditivo e a causar perda de audição, pode ser necessário removê-la usando por exemplo a micro sucção.

Micro sucção

A micro sucção é o método mais seguro e rápido de remover cera dos ouvidos. Este método também é usado para remover corpos estranhos do canal auditivo, de forma segura.

"A cera funciona como um serviço de auto-limpeza para os nossos ouvidos e a mesma protege o canal auditivo sensível contra bactérias e resíduos, que podem causar infecções. Nunca insira nada no seu ouvido e, se uma sensação de bloqueio o estiver a incomodar, fale com o seu médico de família ou com um especialista em audição." 

Métodos de remoção de cera dos ouvidos que recomendamos evitar:

Perguntas frequentes sobre a remoção de cera dos ouvidos

6 sinais comuns de perda de audição

Mudanças na sua audição podem ser um sinal de acumulação de cera dos ouvidos, mas também podem ser um sinal de perda de audição. Confira os 6 sinais mais comuns de perda de audição para saber ao que deve estar atento:

Imagem mostra pessoas a conversar
Dificuldade em acompanhar conversas
Tem dificuldade em acompanhar conversas em grupos (ou quando existe ruído de fundo)
Imagem mostra homem a olhar para o seu telefone
Conversas telefónicas são pouco claras
Tem dificuldade em acompanhar conversas telefónicas, tanto em locais calmos como ruidosos
Imagem mostra mulher com a mão junto do seu ouvido
Pessoas parecem estar a murmurar
Pede constantemente para as pessoas repetirem. Os sons parecem pouco claros ou pessoas parecem estar a murmurar
Imagem mostra o lado da face de uma mulher
Dificuldade em localizar sons
Tem dificuldade em localizar de onde vêm os sons
Imagem mostra mulher com as mãos junto da sua cabeça
Sinais de zumbido
Sente zumbido ou sons sibilantes nos seus ouvidos (chamado tinnitus)
Imagem mostra casal abraçado
Aumentar demasiado o volume da televisão
A sua família e amigos dizem que põe a televisão demasiado alta