Exame
Imagem mostra homem com perda auditiva neurossensorial em jardim a sorrir
+100
Centros Auditivos
Resultados
imediatos
+130 000
clientes satisfeitos
GRÁTIS
exames auditivos

O que é a perda auditiva neurossensorial?

A perda auditiva neurossensorial é a perda auditiva mais comum dos três tipos de perda auditiva (sendo as outros tipos, a perda auditiva condutiva e a perda auditiva mista).

Este tipo de perda auditiva significa que há danos nas minúsculas células ciliadas no ouvido interno ou no nervo auditivo (responsáveis pela transmissão do som ao cérebro). Frequentemente, isto é causado pelo processo de envelhecimento natural ou pela exposição a sons altos.

Tipos de perda auditiva

Ilustração de ouvido interno
Imagem mostra mulher durante teste auditivo

Marque um teste auditivo grátis

Marque um teste auditivo grátis para saber se tem perda auditiva neurossensorial. Podemos ajudá-lo a compreender melhor o seu problema e sugerir a solução mais indicada para si.

Questão 1 de 1
Tem mais de 55 anos?

O que causa a perda auditiva neurossensorial?

A perda auditiva neurossensorial é causada por danos nas minúsculas células ciliadas no ouvido interno ou por danos no nervo auditivo. Isto pode acontecer devido a várias causas, incluindo:

  • Envelhecimento - perda de audição relacionada com a idade, também chamada Presbiacusia, é a forma mais comum de perda auditiva
  • Exposição a sons altos, tais como uma exposição única ou uma exposição contínua a sons altos, ao longo do tempo
  • Determinadas drogas e medicamentos
  • Genética ou complicações durante o parto ou gravidez

O que é a perda auditiva neurossensorial súbita?

A perda auditiva neurossensorial súbita (PANS) - conhecida como surdez súbita - envolve uma perda rápida inexplicável da audição, de uma só vez ou ao longo de poucos dias. Isto acontece quase sempre apenas num ouvido.

Em alguns casos, a perda auditiva neurossensorial súbita pode ser revertida através de tratamentos médicos. Se tem perda de audição neurossensorial súbita, fale com o seu médico para obter aconselhamento, ou ligue-nos através do 800 500 610.

6 sinais comuns de perda auditiva neurossensorial

Pode ser difícil identificar os sinais e sintomas da perda auditiva neurossensorial. Para o ajudar durante o processo, tem abaixo 6 sinais comuns da perda auditiva neurossensorial:

Imagem mostra pessoas a falar e a sorrir
1. Dificuldade em acompanhar conversas em grupos (especialmente quando existe ruído de fundo)
Imagem mostra homem a olhar para o seu telefone
2. Dificuldade em compreender a fala em ambientes ruidosos (p. ex., restaurantes)
Imagem mostra mulher com a mão junto do seu ouvido
3. Dificuldade em compreender conversas ao telefone
Imagem mostra o lado da face de uma mulher
4. Os sons parecem pouco claros ou pessoas parecem estar a murmurar
Imagem mostra mulher com as mãos junto da sua cabeça
5. Dificuldade em ouvir sons agudos
Imagem mostra casal abraçado
6. Zumbido nos ouvidos (chamado Tinnitus)

Qual a solução para a perda auditiva neurossensorial?

Na maioria dos casos, o uso de aparelhos auditivos pode ser a solução para a perda auditiva neurossensorial. Existe uma ampla variedade de aparelhos auditivos disponíveis, com inúmeras opções para satisfazer as suas necessidades e preferências.

Recomendamos que peça ajuda assim que possível, visto que a perda auditiva neurossensorial pode ter efeitos secundários indesejados, tais como uma perda de qualidade de vida e solidão.

 

Marque um exame auditivo GRÁTIS Soluções para a perda de audição

Previna a perda de audição antes que esta o afecte a si, ou a um familiar ou amigo

Mesmo que actualmente não tenha sintomas de perda de audição, mantenha por sua iniciativa, alguns cuidados que ajudam a preveni-la. Usar protecção auditiva, como tampões para os ouvidos, moldes ou protectores auriculares, é uma forma eficiente de evitar a perda de audição. Usar este tipo de equipamento de protecção contribui para proteger os seus ouvidos, especialmente contra sons altos, tais como:

  • Ferramentas de jardinagem, como corta-relva e sopradores de folhas
  • Máquinas de trabalhar madeira
  • Aparelhos barulhentos
  • Exposição relacionada com o trabalho, incluindo fábricas e locais de construção
  • Motos de neve
  • Música

Sons diários excessivamente barulhentos, tanto em casa como no trabalho, podem representar um risco para a sua saúde auditiva, por isso é boa ideia investir em protecção auditiva para se previr da exposição a ruídos altos. Evitar sons altos e reduzir a exposição pode ser benéfico para a sua saúde auditiva a longo prazo.

Perda de audição

Carsten Ahlbom, Formador Sénior Internacional

Carsten Ahlbom é um engenheiro electrónico e possui mais de 40 anos de experiência a trabalhar no campo auditivo. Ele fez parte do desenvolvimento de soluções auditivas, tais como aparelhos auditivos, métodos de adaptação e aconselhamento. Ele ensina audiologia nas universidades de Varsóvia, na Polónia, e na universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

Ele viajou para mais de 70 países para formar audiologista em universidades, clínicas públicas e privadas, relativamente à adaptação, aparelhos auditivos, moldes auditivos, etc.

Fontes

1. https://www.healthyhearing.com/report/50276-Common-causes-of-sensorineural-hearing-loss