hearing-loss-introbanner

O que é a perda de audição?

Quando as pessoas têm de se esforçar para entender a fala ou para ouvir certos sons, chamamos-lhe perda de audição. Algumas pessoas nascem com perda de audição, no entanto, na maioria das pessoas os seus problemas auditivos desenvolvem-se ao longo do tempo. Uma vez que afecta um dos nossos sentidos mais importantes, é essencial detectar a situação prematuramente e procurar uma solução eficaz.

Sofre de perda auditiva?

Responda a estas 5 questões sobre situações do quotidiano. A suas respostas dar-lhe-ão uma indicação como está actualmente a sua acuidade auditiva.
Inciar Teste
  • Questão 1/5

    Acha que as pessoas à sua volta sussuram ou falam baixo?

    Sim Não
  • Questão 2/5

    Tem que aumentar o volume da televisão para perceber melhor?

    Sim Não
  • Questão 3/5

    Normalmente pede aos seus familiares e amigos para repetirem o que disseram?

    Sim Não
  • Questão 4/5

    Precisa de olhar directamente para as pessoas para perceber o que estão a dizer?

    Sim Não
  • Questão 5/5

    Sente que tem dificuldade em acompanhar as conversas em ambientes ruidosos como restaurantes e cafés? 

    Sim Não
  • Como vai a sua Audição

    Este pequeno questionário ajuda-o a perceber como está a sua audição. Pense em como estas situações do dia a dia o afectam.

    Ver resultado

As pessoas que sofrem de perda de audição tendem a ter mais dificuldade em ambientes com muito ruído de fundo, especialmente restaurantes e locais públicos. Têm bastante dificuldade em ouvir sons como ‘s’, 'f' e 'sh', o que torna as conversas muito cansativas. Devido a esses factores, a perda auditiva é uma das causas de reformas prematuras.

Factos sobre a perda de audição

Considera-se haver perda auditiva quando uma pessoa é incapaz de ouvir um som com 25 decibéis num dos ouvidos A surdez é geralmente classificada como perda auditiva profunda. O nível de som mais baixo que as pessoas com perda auditiva profunda conseguem ouvir é de cerca de 95 dB.

Algumas pessoas ouvem melhor de um ouvido do que do outro. A perda de audição só um ouvido é chamada de perda auditiva unilateral. Aproximadamente 69% dos utilizadores de aparelhos auditivos na Europa precisam de dois dispositivos.

  • A perda de audição

  • Actualmente cerca de 1 em cada 6 pessoas têm problemas auditivos (cerca de 1,1 bilião de pessoas)

  • Aos 65 anos, 1 em cada 3 pessoas tem perda de audição

  • A perda de audição é o terceiro problema de saúde mais comum entre adultos

  • Nos EUA quase 15% das crianças entre os 6 e 19 anos têm algum grau de perda auditiva

  • Em média, as pessoas com perda de audição esperam 8 anos antes de tomarem alguma iniciativa para corrigir a situação

Marque uma demonstração gratuita

Tipos de perda auditiva

Os problemas auditivos podem ser de grau ligeiro, moderado, severo ou profundo. A maioria das pessoas classificadas como tendo "surdez" têm perda auditiva de grau profundo, o que implica muito pouca ou nenhuma audição. É possível desenvolver perda de audição apenas num ouvido, embora geralmente afecte ambos. Dependendo da causa, a perda de audição pode ser ligeira ou grave, temporária ou permanente. Perdas auditivas repentinas normalmente acontecem após exposição a sons muitos forte.

Existem três tipos de perda auditiva: perda auditiva neurossensorial, perda congénita e perda auditiva mista.

  • Eu acho que devo ter perda de audição

    Precisa de estar a olhar para a face das pessoas que falam consigo, para conseguir perceber? Num restaurante é ainda mais complicado perceber?

  • Alguém que eu conheço pode ter perda de audição

    Muitas vezes, os amigos ou familiares apercebem-se primeiro dos problemas de audição de alguém, antes do próprio.

O que é os Zumbidos (Tinnitus)?

Pessoas com e sem perda de audição ouvem sons como assobios ou campainhas nos ouvidos. Os zumbidos estão relacionado com a perda de audição, e é possível ter algum algum alívio dos zumbido com a aplicação de aparelhos auditivos. Não há cura para os zumbido, mas há várias formas de ajudar a reduzir os sintomas e seus problemas associados.

Tomar medidas sobre perda de audição - Visitar um profissional

Este primeiro passo é crítico. Mas após ter feito a marcação com o profissional de aparelhos auditivos, sabe o que deve fazer? É importante que não vá sozinho. Quando alguém tem perda de audição, os familiares e amigos apercebem-se disso primeiro que o próprio. Essas pessoas serão capazes de contribuir com informações, e quanto mais informações tiver o profissional, mais eficaz pode ser a correcção.

Demonstração Gratuita

*
*
*
*
noise-induced-hearing-loss

Causas da perda de audição

Em muitas pessoas a perda de audição surge gradualmente à medida que envelhecem. A perda de audição induzida pelo ruído resulta da exposição repetida a ruídos altos, como máquinas ou música demasiado alta. Uma perda de audição mais súbita, pode resultar da exposição a ruídos repentinos muito altos. Uma perda de audição que foi induzida pelo ruído, muitas vezes provoca danos nas células ciliadas da cóclea, que perdem a sensibilidade. Entre as outras causas de perda de audição estão ainda as drogas, doenças e traumas físicos.

Como é viver com a perda de audição?

Viver com perda de audição, implica restrições sociais e perda de qualidade de vida, contudo, com a correcção através de aparelhos auditivos, é possível viver uma vida plena e activa. Através de aparelhos auditivos muito pequenos, que ficam colocados no canal auditivo sendo assim indetectáveis, pode continuara ter actividades energéticas e esquecer que os está a usar. Além de utilização de aparelhos auditivos, há algumas considerações simples que podem o podem ajudar.

map_pt

Encontre um
Centro Auditivo
perto de si

Encontre um Centro Auditivo