Exame

Zumbidos: Saiba como aliviar os apitos nos ouvidos

+100
Centros Auditivos
Resultados
imediatos
+130 000
clientes satisfeitos
GRÁTIS
exames auditivos

Sintomas de zumbido

O zumbido (também conhecido como "tinnitus"; leia-se tin-ni-tus) afecta cerca de 15-20% das pessoas e, geralmente, é causado pela perda de audição ou por uma lesão no ouvido. Muitas vezes, o zumbido é sentido como um apito nos ouvidos que apenas você consegue ouvir, mas pode ser qualquer um dos seguintes sons:

  • Sibilo
  • Zumbido
  • Assobio
  • Rugido
  • Som de campainha

Pessoas com zumbido também podem sofrer de perda de audição.

Sinais e sintomas da perda de audição

Teste de zumbidos online

Pessoas que têm zumbidos podem ter também perda de audição. O nosso teste online de zumbidos pode ajudá-lo a compreender se tem zumbidos e/ou perda de audição e o que pode fazer em relação a isso.

Questão 1 – Ouvir sons de zumbido ou sibilantes
Ouve sons de zumbido no(s) seu(s) ouvido(s) quando não há qualquer som exterior?
Tem problemas em adormecer ou concentrar-se devido aos sons de zumbido no(s) seu(s) ouvido(s)?
Costuma ter problemas em acompanhar conversas, porque não ouve bem?
Sente que tem de aumentar o volume da televisão ou do rádio mais do que o normal?

O seu resultado indica que pode ter:

Zumbidos e perda de audição

 

As suas respostas indicam que pode ter zumbidos e perda de audição. Recomendamos que visite um dos nossos centros auditivos. Existem aparelhos auditivos que podem ser a solução para a perda de audição e garantir um alívio dos zumbidos.*

* O resultado deste teste é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.



Marque um exame auditivo GRÁTIS num centro auditivo perto de si

O seu resultado indica que pode ter:

Perda de audição

 

As suas respostas indicam que pode ter alguma perda de audição, mas não tem sintomas de zumbidos. Recomendamos que visite um dos nossos centros auditivos, e fazer um exame auditivo.*

* O resultado deste teste é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.



Marque um exame auditivo GRÁTIS num centro auditivo perto de si

O seu resultado indica que pode ter:

Zumbidos

 

As suas respostas indicam que pode ter zumbidos. Recomendamos que leia sobre as soluções disponíveis, saber como lidar e como obter alívio dos zumbidos.*

* O resultado deste teste é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.

O seu resultado indica que não tem:

Zumbidos ou perda de audição

 

As suas respostas indicam que tem zumbidos, ou, os zumbidos não é incomodativo e não afecta, actualmente, o seu dia-a-dia. Se tiver zumbidos no futuro, recomendamos que visite o seu prestador de cuidados de saúde local.

* O resultado deste teste é apenas indicativo. Um exame auditivo vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.

O que causa os zumbidos?

Há várias causas possíveis para os zumbidos. A causa mais comum é a exposição ao ruído excessivo, que danifica as minúsculas células ciliadas no ouvido interno. O apito nos seus ouvidos é o resultado do seu cérebro tentar compensar pela perda de células ciliadas.

Causas comuns dos apitos nos ouvidos incluem:

  1. Exposição a ruídos altos
  2. O processo natural de envelhecimento
  3. Infecções do ouvido médio
  4. Desgaste emocional
  5. Diabetes
  6. Reacções negativas a medicamentos
  7. Lesões no pescoço ou cabeça
  8. Hiperacusia (intolerância ao barulho)
  9. Outros problemas médicos não tratados, tais como a doença de Ménière, otites (infecções do ouvido médio), etc.

 Um teste auditivo é relevante para si?

Atenuar e prevenir os zumbidos

Não existe cura para o zumbido, mas existem formas de o controlar e reduzir o impacto que tem na sua vida. As seguintes técnicas de gestão podem ser bastante eficientes em transformar um som potencialmente perturbador e com uma carga emocional negativa (zumbido) numa presença neutra.

Relaxamento e consciencialização
Ioga e meditação demonstraram ser especialmente eficazes no alívio do zumbido
Terapia do som
Pode ajudar a reduzir o contraste entre o zumbido e os ambientes calmos
Equipamento de protecção auditiva
Protecção (como tampões para ouvidos) podem ajudar a evitar danos auditivos adicionais causados pelo ruído elevado
Aparelhos auditivos
Pode fazer com que o zumbido seja menos notório amplificando os outros sons. Alguns dispositivos possuem geradores de sons incorporados

A terapia do som pode oferecer alívio dos apitos nos ouvidos

Embora a terapia do som não consiga eliminar o zumbido, esta pode ser uma ferramenta útil na gestão dos sintomas. Com terapia do som, ouve sons diferentes e cuidadosamente seleccionados, que podem ajudar a sentir que o seu zumbido foi reduzido ou que desapareceu temporariamente.

Depois, torna-se mais fácil abstrair-se do seu zumbido. Para além disso, esta terapia ajuda-o a focar-se em algo mais agradável. Pode encontrar a terapia do som que lhe dá maior alívio dos apitos nos ouvidos, colaborando com o seu especialista em cuidados auditivos.

A terapia do som pode ser oferecida através de:

  • Dispositivos de geração de sons de disfarce do zumbido
  • Aplicações para o alívio do zumbido
  • Aplicações de sons para dormir
  • Aparelhos auditivos com funcionalidades de terapia do som
Imagem mostra dois aparelhos auditivos ao lado do mar

Aliviar os zumbidos com aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos não ajudam apenas em caso de perda de audição, eles também disfarçam o som do zumbido simultaneamente, amplificando os sons à sua volta. Isto pode resultar num menor esforço de audição, numa redução da percepção do volume do zumbido e numa melhor capacidade de comunicar facilmente.

Para além disso, a maioria dos aparelhos auditivos oferecem sons de terapia do som que são personalizáveis às suas necessidades e preferências.


Consulte uma lista de aparelhos auditivos com funcionalidades de disfarce do zumbido:

Modelos de aparelhos auditivos

Zumbidos e perda de audição – tem ambos?

Pesquisas demonstraram que a maioria das pessoas com zumbidos têm algum grau de perda de audição, sem terem noção disso, e muitas dessas pessoas poderiam beneficiar de usassem aparelhos auditivos.

80% das pessoas com zumbido também têm de perda de audiçãoAparelhos auditivos podem ajudar a transmitir mais sons para o ouvido e cérebro, tornando os sintomas do zumbidos menos incomodativos. Para além disso, uma melhor audição ajuda-o a focar-se nos sons em vez dos zumbidos e, para muitas pessoas, esta melhoria é suficiente para sentirem um alívio.

Imagem mostra mulher corada com as mãos junto da testa

Consequências dos zumbidos

Algumas pessoas que sofrem de zumbido tornam-se sensíveis a locais com música alta ou com pessoas que estejam sempre a falar, e começam a evitar por completo tais situações sociais. Para outros, é um incómodo tão grande que os impede de terem uma boa noite de sono. Se não se procurar uma solução, os zumbidos podem causar as seguintes consequências:

  • Desespero
  • Problemas de concentração
  • Isolamento
  • Depressão
  • Sensibilidade a locais com música alta ou com pessoas a falar
  • Distúrbio do sono, insónia

Algumas pessoas conseguem ignorar os zumbidos durante a maior parte do tempo, mas se não procurar ajuda, pode ter um impacto negativo na sua vida se for sentido durante longos períodos de tempo.

Perguntas frequentes sobre o zumbido

Fontes

1. Al-Swiahb, J., & Park, S. N. (2016). Characterization of tinnitus in different age groups: A retrospective review. Noise & health, 18(83), 214–219. https://doi.org/10.4103/1463-1741.189240

2. Beck D.L. (2012) British Academy of Audiology. Podium presentation.