Se conhece alguém que sofre de perda de audição não corrigida, provavelmente vai perceber que o seu comportamento social mudou. Esta alteração na capacidade auditiva faz que as pessoas se afastem das actividades sociais, por sentirem vergonha, culpa ou raiva. Também podem tornar-se mais autocríticos, frustrados e deprimidos. Todos estes tipos de comportamento podem ter um efeito negativo sobre quem é próximo da pessoa que sofre de perda de audição.
Às vezes, a pessoa afectada não está ciente da perda auditiva, ou simplesmente nega. É necessário coragem, paciência e persistência para conseguir que um familiar/amigo aceite que sofre de perda de audição.
Se passa muito tempo com alguém que tem perda de audição não corrigida, acaba muitas vezes por ter que repetir, explicar e falar mais alto. Desta forma, torna-se o ouvido da pessoa. Enquanto que para a pessoa com perda é normal, para si, provavelmente, é esgotante.
Tomar consciência do imenso esforço que faz para "traduzir" tudo ao seu familiar/amigo, pode ser o primeiro passo para ajudar. Perceber a dimensão do apoio que precisa dar, pode ajudá-lo a tomar medidas, em benefício de ambos.
Marque uma Demonstração Gratuita