Como prevenir a perda de audição

Não damos valor à audição porque a tomamos como garantida e no entanto é um dos sentidos mais valiosos. São os nossos ouvidos que nos fornecem a informação vital para que possamos comunicar e vivenciar emoções e recordar memórias. Saiba então o que pode fazer para cuidar bem da sua audição.

Marque uma Demonstração Grátis



Hoje em dia, cada vez mais, pessoas de todas as idades usam auscultadores, quer estejam no trabalho, em casa ou na rua a ouvir música. É muito comum usar auscultadores para ouvir música, mas se o som for muito elevado resulta no risco de perda de audição. Felizmente, a maioria dos dispositivos dispõe de um automatismo, que quando o volume atinge um nível elevado avisa o utilizador.

Quanto mais alto for o ruído e quanto mais tempo estiver exposto a ele, maior será o risco de perda de audição. Proteja a sua audição usando tampões para os ouvidos, ou outra protecção adequada, sempre que possa evite situações de ruído intenso. 


Cuide bem da sua audição protegendo os seus ouvidos nestas situações, ou, evitando-os completamente.

  • Ruído de fundo


    Ambientes onde tem de falar mais alto para se fazer ouvir.

  • Ruído industrial


    Locais onde o ruído danifica os ouvidos ou provoca zumbidos.

  • Concertos


    Exposições a altos níveis de som dificultam a audição durante várias horas.

Sabia que?

O som é medido em decibéis (db). Quanto maior é o número de db mais alto é o som. De acordo com a maioria dos profissionais de audição, a exposição a mais de 85 dB durante várias horas, pode danificar a audição. O que é um som a 85 db’s? E quando é que podemos considerar um som alto?

Conversas: 60dB 

Barulho de rua: 75-85 dB 

Cortadores de relva: 90 dB 

Barulho de moto-serra: 100-120 dB 

Camião a 7 metros de distância: 100 dB 

Música alta num smartphone: 112dB

 Buzina de carro: 110 dB

Concerto de música: 120dB 

Sirene de ambulância: 120 dB

Motor a jato: 140 dB

Zumbidos 

Ruído alto é uma das causas dos zumbidos.

Zumbido é um apito, assobio, ou uma música nos ouvidos. Não é uma doença, mas um sintoma de uma condição subjacente, como a perda auditiva ou lesão no ouvido. Umas das causas mais comuns do zumbido é o dano das células ciliadas no ouvido interno devido à exposição a ruídos altos. Para evitar o zumbido, use protectores auriculares em ambientes excessivamente ruidosos. Baixe o volume de som quando ouvir música através de auscultadores e tenha em atenção que os auscultadores intra-auriculares são mais susceptíveis de contribuir para o zumbido e perda de audição do que outros tipos de auscultadores. Deixar ocasionalmente os ouvidos descansarem minimiza o risco. Os aparelhos auditivos podem atenuar os zumbidos. Marque uma demonstração na Acústica Médica. 

Saiba mais

3 regras simples para prevenir a perda de audição 

  • 1. Não sobrecarregue os seus ouvidos


    Se estiver em ambientes ruidosos, use protecção auricular, quer esteja no trabalho, em casa, num concerto, ou na rua.

  • 2. Regra dos 60/60


    Quando ouvir música, não exceda 60% do volume máximo do dispositivo durante mais de 60 minutos por dia.

  • 3. Faça uma pausa

    Quando tem que estar em ambientes excessivamente ruidosos durante períodos longos, ocasionalmente, deve de ir para um lugar calmo para os seus ouvidos descansarem.

Demonstração Gratuita

*
*
*
*
map_pt

Encontre um
Centro Auditivo
perto de si

Encontre um Centro Auditivo