Causas da Perda de Audição

A perda de audição pode ocorrer em qualquer momento da nossa vida. A causa mais comum é a idade avançada ou a exposição ao ruído, que também pode provocar lesões no ouvido. Para o uso de aparelhos auditivos, não importa a causa da perda de audição.

Marque uma Demonstração Gratuita

Perda de Audição relacionada com a idade 

A idade é a principal causa da perda de audição. À medida que vamos envelhecendo, o nosso sistema auditivo sofre um desgaste diário e isso afecta a sua eficácia. Quando a audição começa a enfraquecer, torna-se mais difícil ouvir vozes suaves e sons de alta frequência, como as vozes de crianças e das mulheres. As pessoas com perda de audição relacionada com a idade também sentem dificuldade em seguir conversas na presença de ruído de fundo.

Como a perda é gradual, podemos não perceber que já perdemos alguma da nossa capacidade de ouvir. Muitas vezes, são os membros da família que se apercebem da perda de audição, antes que o próprio tome consciência.

Perda de Audição induzida por ruído 

A exposição repetida a altos níveis de ruído também é uma das causas mais comuns de perda de audição. Se estivermos expostos a ruídos excessivos durante muito tempo, as células ciliadas (células do ouvido interno) ficam danificadas. Com o número de células ciliadas reduzido, perdemos a capacidade de ouvir.

Algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver perda de audição induzida pelo ruído no trabalho, como é o caso dos militares, músicos, professores de jardim de infância, trabalhadores de fábricas, trabalhadores da construção civil, etc. Ouvir música alta em concertos ao vivo e através de auscultadores também pode prejudicar a audição. Por isso, recomendamos o uso de protetores auriculares quando expostos a ruídos excessivos e a diminuição do volume quando estamos a usar auscultadores.

Tipos de Perda de Audição

Não importa o tipo de perda auditiva que possa ter, nós podemos ajudá-lo! Temos técnicos especializados em aparelhos auditivos com elevado conhecimento tecnológico, que lhe oferecem uma ampla gama de soluções para corrigir qualquer tipo de perda auditiva.

Perda de Audição Neurosensorial

A perda de audição é principalmente causada por danos às células ciliadas, no ouvido interno, ou aos nervos utilizados para transmitir o som ao cérebro. A perda de audição Neurossensorial ocorre mais frequentemente devido ao envelhecimento natural ou à exposição frequente a altos níveis de ruído. Na maioria dos casos a perda é uma condição permanente. Os aparelhos auditivos são uma das melhores soluções para corrigir a perda de audição.

Saiba mais

  • As causas mais comuns da Perda de Audição Neurosensorial:

  • Exposição a ruídos altos

  • Envelhecimento natural

  • Factores hereditários

  • Doenças e infecções

Perda de Audição Congénita

Na maioria dos casos, a perda auditiva congénita é uma perda auditiva presente no nascimento, causada por factores hereditários ou não hereditários. Estima-se que mais de 50% da origem de todas as perdas auditivas se devem a causas genéticas. A perda auditiva por factores genéticos pode estar presente no nascimento ou desenvolver-se mais tarde na vida. As causas não-genéticas podem ser devido a um baixo peso ao nascer ou uma condição ou infecção a que a mãe foi exposta durante a gravidez, como o sarampo ou o vírus do herpes simples.

Saiba mais

  • As causas mais comuns da Perda de Audição Congénita:

  • Infecções como o sarampo, rubéola, citomegalovírus e herpes

  • Nascimento prematuro

  • Pouco peso ao nascer

  • Lesões durante o parto

Proteja a sua audição  

Cuide bem da sua audição protegendo os seus ouvidos em situações de ruído ou evitando-os completamente.

  • Ruído de Fundo

    Ambientes onde tem de falar mais alto para se fazer ouvir.

  • Ruído industrial

    Locais onde o ruído danifica os ouvidos ou provoca zumbidos.

  • Concertos

    Exposições a altos níveis de som dificultam a audição durante várias horas.

Demonstração Gratuita

*
*
*
*
map_pt

Encontre um
Centro Auditivo
perto de si

Encontre um Centro Auditivo