Life_is_worth_hearing_1920x700_v1

Vale a pena ouvir a vida

"Quando perde a visão, perde o contacto com as coisas, quando perde a audição, perde o contacto com as pessoas."

Helen Adams Keller 




A audição é uma parte essencial da vida, porque aproxima pessoas. A perda de audição pode isolá-lo do mundo.  É por isso que fazemos um esforço para saber tudo sobre o dia-a-dia dos nossos clientes. Ao compreender o papel que o som desempenha ao longo do dia de cada pessoa, podemos mantê-los conectados - para que eles possam obter mais da vida.

Marque uma Demonstração Gratuita

1-out-of-6

1 em cada 6 adultos tem perda de audição

  • A perda de audição é a terceira causa mais comum de problemas de saúde. Hoje em dia milhões de pessoas vivem com perda de audição.
  • A perda de audição pode levar ao isolamento, depressão, declínio cognitivo e demência. É importante que seja corrigida o mais depressa possível.  

Sofre de perda auditiva?

Responda a estas 5 questões sobre situações do quotidiano. A suas respostas dar-lhe-ão uma indicação como está actualmente a sua acuidade auditiva.
Iniciar Teste
  • Como vai a sua Audição

    Este pequeno questionário ajuda-o a perceber como está a sua audição. Pense em como estas situações do dia a dia o afectam.

    Continuar
  • Questão 1/5

    Acha que as pessoas à sua volta sussuram ou falam baixo?

    Sim Não
  • Questão 2/5

    Tem que aumentar o volume da televisão para perceber melhor?

    Sim Não
  • Questão 3/5

    Normalmente pede aos seus familiares e amigos para repetirem o que disseram?

    Sim Não
  • Questão 4/5

    Precisa de olhar directamente para as pessoas para perceber o que estão a dizer?

    Sim Não
  • Questão 5/5

    Sente que tem dificuldade em acompanhar as conversas em ambientes ruidosos como restaurantes e cafés?

    Sim Não

O cérebro trabalha mais do que os ouvidos

  • Quer esteja sentado num café, a falar ao telefone, ou a ouvir música, o cérebro filtra os sons irrelevantes para que se concentre na informação que deseja ouvir.
  • Um sistema auditivo saudável consegue reconhecer sons de baixa frequência, como um contrabaixo, e sons de alta frequência, como o chilrear dos pássaros. Processa sons muito baixos, como por exemplo o zumbido de um mosquito, e sons muito altos, como é o caso de uma sirene dos bombeiros. Para além disso, o cérebro ajuda a determinar a origem do som.

O Processo Auditivo

O ouvido externo

A forma que o ouvido tem garante que as ondas sonoras sejam captadas e direcionadas através do canal auditivo para o tímpano.

O ouvido médio

O ouvido médio é composto pela membrana timpânica e 3 ossos minúsculos: martelo, bigorna e estribo. Juntos amplificam as ondas sonoras.

O ouvido interno

Onde os sons são convertidos em impulsos eléctricos e enviados para o cérebro, que processa os dados para que possamos decidir o que é relevante numa situação particular e agir sobre ela.

O Cérebro

Uma vez que os impulsos são enviados para o cérebro, este processa os dados para que possamos decidir o que é relevante numa situação particular.

É importante corrigir a perda de audição

Quanto mais cedo agir, mais cedo param os efeitos negativos da perda de audição – recuperando a nitidez dos sons, a confiança e qualidade de vida.

Estudos demonstram os efeitos consideráveis ​​que a perda de audição tem sobre o desempenho social, psicológico e cognitivo. Ao longo do tempo, a estimulação auditiva reduzida pode prejudicar a capacidade do cérebro para processar o som e reconhecer o discurso. Desta forma a percepção é afectada quando não se consegue ouvir o que se passa ao nosso redor. A perda de audição pode levar ao isolamento, depressão, declínio cognitivo e demência. É importante que seja corrigida o mais depressa possível.

  • Perda de Audição induzida por ruído

    Geralmente é causada por exposição prolongada a ruídos excessivos. Principais profissões de risco: operários fabris, professores de jardim de infância, construção civil, etc. Concertos de música e auscultadores com o som muito alto também podem prejudicar a audição. É importante usar sempre protectores auriculares quando somos expostos a ruídos excessivos.

  • Perda de Audição relacionada com a idade

    É causado pelo desgaste no sistema auditivo ao longo da vida. Os sintomas mais comuns são, dificuldade em ouvir vozes suaves e ter problemas para ouvir quando existe ruído de fundo. Muitas vezes, são os familiares que se apercebem da perda auditiva, mesmo antes da pessoa tomar consciência disso.

  • Zumbidos (Tinnitus)

    Os Zumbidos podem ser um sintoma de perda auditiva ou lesão no ouvido. Pode ter um enorme impacto sobre a vida de algumas pessoas. 80% das pessoas com zumbido também têm de perda auditiva, sem estar ciente disso. O uso de aparelhos auditivos adequados ajuda a atenuar o zumbido.

Demonstração Gratuita

*
*
*
*
map_pt

Encontre um
Centro Auditivo
perto de si

Encontre um Centro Auditivo