Existem formas de reduzir o risco de demência
O estudo de 2020 da The Lancet Commission, Dementia Prevention, Intervention and Care, foi lançado em 30 de Julho de 2020. A última pesquisa afirma que a alteração de estilos de vida desde a infância até o fim da vida pode influenciar os 12 factores de risco, e por consequência atrasar ou prevenir 40% dos casos de demência. Os estilos de vida podem ser modificados para reduzir o risco de desenvolver demência. Os 12 factores de risco que podem ser influenciados pelo estilo de vida são apresentados abaixo:2

Dos 12 factores de risco, a perda de audição não tratada, é o factor de maior peso que pode ser modificado. Além disso, o risco de demência varia de acordo com o nível de perda de audição.
- A perda de audição ligeira duplica o risco de demência
- A perda de audição moderada triplica o risco
- A perda de audição severa aumenta o risco de demência até 5 vezes, comparativamente com quem não tem perda de audição(1,8)
O estudo recente da Lancet também cita que “a perda de audição pode resultar em declínio cognitivo devido à estimulação cognitiva reduzida.(2)” O estudo recomenda o uso de aparelhos auditivos em pessoas com perda de audição, como forma de protecção contra o declínio cognitivo.(2)
Suspeita que pode ter perda de audição?
Faça o teste auditivo online