Guia para desfrutar os eventos sociais com perda de audição

15 janeiro 2018

Se participa num convívio, num evento, ou numa reunião, é uma oportunidade única para partilhar bons momentos com familiares e amigos. E se a sua participação nestes momentos ficasse limitada pela perda de audição?

Reuniões e eventos sociais onde muitas pessoas falam em simultâneo, pode ser muito desafiante para quem tem perda de audição. Mesmo para uma pessoa com uma audição normal, se estiver num ambiente com música de fundo ou ruído num restaurante por exemplo, já se torna difícil.

Um pequeno planeamento pode ajudá-lo a socializar mais, com menos esforço e em quaisquer situações.

Escolha o seu lugar

Se for jantar fora, escolha um restaurante que tenha uma boa acústica e que minimize o barulho de fundo. Tente observar o chão, o tecto, as mesas, se tem toalhas por exemplo, os bancos se são almofadados, alguns detalhes que vão absorver o som. Solicite uma mesa que esteja num canto, ou num local tranquilo longe da cozinha.

Nas festas afaste-se do centro da sala e do local onde está a música. Esteja próximo de uma parede, móveis ou cortinados que bloqueam os sons que o podem distrair. Os cantos são uma boa barreira de som para os ruídos. Mesmo numa local festivo, pode e deve encontrar um local tranquilo e convidar alguém para conversar.

Escolha o melhor lugar da mesa

Escolha um lugar que lhe permita ver todas as pessoas de frente . Dessa forma vai conseguir ver os lábios enquanto as pessoas estão a falar. Evite a luz da vela. Escolha uma iluminação mais clara que o permita ver melhor todos os pormenores que o rodeiam. Às vezes o melhor lugar é ao lado de um amigo ou familiar, porque vai poder ajudá-lo caso perca partes da conversa.

Fale

Não hesite em dizer que tem perda de audição e que situações com muito ruído podem ser difíceis para si. Por as pessoas podem esquecer-se que tem dificuldades em ouvir. Não tenha receio de dizer que perdeu parte da conversa, dando algumas pistas como colocar a mão no ouvido. Não irá interromper o fluxo da conversa, mas vai dar indicação à pessoa para repetir ou diminuir a velocidade do discurso.

Use os seus aparelhos auditivos

Esta é obviamente a melhor estratégia para ouvir melhor em diversos ambientes. A mais recente tecnologia em aparelhos auditivos dá-lhe acesso a todos os sons que o rodeiam. Pode ouvir o que quer ouvir mesmo em situações com várias pessoas a falar simultaneamente. Experimente as diferentes configurações dos aparelhos auditivos com antecedência para ver qual se aplica melhor em ambientes ruidosos. Também pode considerar usar um discreto microfone extra.

Relaxe e aproveite

Não seja muito exigente consigo próprio. Faça pausas regulares para relaxar e voltar a recuperar energias quando se sentir cansado. Se a conversa à mesa for desafiante, fale com as pessoas mais próximas. Se um grupo for muito barulhento ou se falarem muito rápido, encontre um grupo mais pequeno e mais silencioso e junte-se. Os eventos sociais são para se divertir e não um teste à sua resistência.

As dicas seguintes vão ajudá-lo a aproveitar ao máximo os eventos sociais:

  • Encontre um local silencioso, longe do barulho, da música e de conversas que o incomodam.
  • Posicione-se para que consiga ver todos os rostos.
  • Informe as pessoas que tem dificuldade em ouvir.
  • Faça um sinal quando precisa de ajuda.
  • Use sempre os seus aparelhos auditivos.
  • Sorria, divirta-se e aproveite os bons momentos.


Como apoiar um amigo ou familiar com perda de audição:

  • Chame a sua atenção antes de começar a falar. Toque suavemente no braço, na mão, ou diga o seu nome.
  • Fale face a face. Ver os seus lábios ou expressões faciais vai tornar mais fácil a conversa. Os gestos também ajudam.
  • Fale naturalmente e claro, não grite. Fale devagar, e faça pausas entre as frases. Certifique-se que o entenderam antes de continuar.
  • Repita caso não o tenham percebido. Repita o que disse usando palavras diferentes, pode ter sido uma palavra ou algum som mais difícil.
  • Fique atento. Observe as expressões para que consiga captar a atenção, se eles estão a ter alguma dificuldade.
  • Seja paciente. Vão ter mais confiança em si e vai tornar a conversa mais agradável para todos.

 

Não deixe que a perda de audição o impeça de apreciar os momentos e as coisas que você ama. Procure um profissional de aparelhos auditivos e marque aqui uma demonstração gratuita.

am-fb1017-05