Perda de Audição vs Perda de Visão

17 abril 2017

A audição e a visão são importantes e ambas muito sensíveis e delicadas. Quando não funcionam correctamente, podem causar grandes dificuldades na vida quotidiana.

Quando vai ao Oftalmologista um dos exames que realiza consiste em olhar para uma escala de letras. Se tiver uma perda de visão, pode não ser capaz de ler as letras mais pequenas, porque ficam desfocadas. Outra forma de entender a perda de visão é se pensarmos nela associada ao envelhecimento. Os nossos olhos perdem gradualmente capacidade de focar, por isso os objectos mais próximos ficam desfocados. Todas as actividades que exigem uma maior concentração de um objecto próximo, como a leitura por exemplo, tornam-se mais difíceis. A perda de visão poderá ser uniforme e progressiva.

Os nossos ouvidos perdem gradualmente a capacidade de ouvir altas frequências, tanto através de danos e/ou envelhecimento. No entanto, ao contrário da perda de visão, os efeitos reais deste não são uniformes. O discurso é composto de muitas frequências e sons diferentes. Se não pudermos ouvir sons agudos, achamos difícil entender letras específicas como f, s e t. Isto ocorre porque contêm altas frequências. Essas letras também podem ser “desfocadas” por vogais mais altas e ou de baixa frequência como a, o e u. Ao contrário da perda de visão, a perda de audição afecta muitas partes do discurso que são necessários para a conversa.

Para entender a fala, precisamos entender todo o seu enquadramento.

Pessoas com Perda de Audição muitas vezes podem ouvir o que os outros estão a falar, mas não entendem o que estão a dizer. Podem ouvir, mas sua capacidade de ouvir e comunicar com outras pessoas é reduzida. O tratamento eficaz não é apenas sobre a amplificação de todo o som. Trata-se de impulsionar as partes específicas de que a pessoa com perda de audição não pode ouvir bem, como sons específicos ou frequências. Por isso é vital ter em atenção aos sinais da perda de audição e tomar as medidas necessárias.

 

 

Quando as pessoas têm dificuldade em ver, colocam os óculos. Os óculos podem ajudar em muitas situações; podem ser usados só em situações específicas, como trabalhar com computador ou para leitura. Hoje em dia é muito comum ver óculos em todas as pessoas e muitas vezes são usados como um acessório de moda. No entanto, apesar dos Aparelhos Auditivos terem um design moderno, serem discretos e elegantes, estão disponíveis numa vasta gama de cores. Muitas pessoas evitam ir a um especialista em audição para obter Aparelhos Auditivos, por diversos motivos, tais como o orgulho ou constrangimento, as pessoas com perda de audição demoram em média 7 anos para pedir ajuda.

Semelhanças entre Perda de Audição e Perda de Visão

Existem muitas diferenças entre perda de audição e perda de visão. Mas existem muitas semelhanças também:

  • Ambas podem ser corrigidas por técnicos especializados
  • Existem soluções elegantes e discretas
  • A pessoa pode continuar a ter qualidade de vida com a ajuda correcta
  • Evitar o pedido de ajuda tem consequências significativas, tais como cansaço, declínio mental e isolamento social
 

 

 

Faça uma Demonstração Gratuita de um Aparelho Auditivo

hearing-loss-versus-vision-loss