Quando é que é preciso proteger a sua audição?

30 agosto 2017

Geralmente, quanto mais tempo estiver exposto a ruído excessivo, maior é a probabilidade de danificar a sua audição.

Niveis de Som

Até mesmo sons que aparentemente lhe parecem suaves, ou que não lhe causam desconforto, podem danificar a sua audição se estiver exposto durante um longo período de tempo.

 No entanto, os sons ruidosos danificam a audição mais rapidamente.

O som é medido em decibéis (dB)

A escala de decibéis é compatível com a audição humana, então 0 dB é o som mais silencioso que um ser humano pode ouvir. Uma conversa com um amigo são cerca de 60 dB. Quando estamos ao nível de 90 dB, é o mesmo o que uma máquina de cortar relva produz, são níveis de ruído relativamente altos e que podem causar danos ao longo do tempo. Na verdade, a maioria dos especialistas concorda que a exposição contínua ao ruído acima de 85 dB corre o risco de causar danos à audição. Por essa razão, as normas de segurança no local de trabalho geralmente exigem que o empregador disponibilize protecção para os ouvidos para pessoas que trabalham em áreas onde o ruído excede os 85 dB. 

Aos 140dB, equivalente ao som de um motor a jato ou 180dB ao lançamento de um foguetão, o dano da audição e consecutivamente a perda de audição pode ocorrer muito rapidamente e ser permanente.

Sinais de perigo

Infelizmente, só notamos depois, quando ocorrem danos na audição.

No entanto, devemos estar atentos aos níveis de ruído nas situações onde nos encontramos. Se tiver que gritar para se fazer ouvir quando está num ambiente com ruído, a sua audição provavelmente está na zona de perigo, onde a exposição prolongada pode causar danos.

Obviamente, se sentir zumbidos nos ouvidos ou se tiver alguma dor, é um sinal de que sua exposição ao ruído é muito alta. Isso geralmente aparece depois de uma situação com muito ruído, como por exemplo, um concerto de música. Se tiver dificuldade em ouvir durante várias horas após o evento ruidoso, ouvir zumbidos nos ouvidos ou outros efeitos secundários incomuns, provavelmente a sua audição já está em perigo.

Pode descansar os ouvidos evitando ruídos altos. E no futuro, em situações semelhantes, pode estar mais atento e agir mais cedo para reduzir os efeitos.

Se tiver dúvidas, use protecção nos ouvidos (como tampões descartáveis) e afaste-se do ruído com a máxima rapidez.

Proteger a audição


Perigos ocultos da audição:

Auscultadores

Hoje em dia, muitas pessoas usam auscultadores regularmente, no caminho para a escola, para o trabalho, enquanto correm, ou simplesmente quando estão em casa.

Os auscultadores são muito úteis, mas nem sempre é perceptível o nível de som que estão a produzir. No entanto, podem ir até aos 100 dB, e alguns podem produzir ainda mais. Neste nível, pode causar danos na audição em apenas 15 minutos.

Alguns smartphones mostram o volume quando está num nível perigoso, usando barras vermelhas no indicador de volume.

Vida na cidade

Só o facto de se viver numa cidade pode também aumentar o risco de danos na audição, em 64%.

Isto é de acordo com um estudo que foi publicado recentemente na revista médica The Lancet. Apenas nos mostra como a exposição contínua ao ruído pode causar danos na audição.

am-fb0717-15

Pode encontrar mais informações sobre como proteger sua audição aqui.

Proteger a audição