Quais os desafios que o Verão traz para a sua audição?

13 julho 2017

Para as pessoas que usam aparelhos auditivos, assim como os que não usam, há algumas coisas a considerar durante os meses de verão!

Cuidado com o protectores solares e loções

Quando colocar o protector solar tenha atenção aos seus aparelhos auditivos! O material de que são feitos pode ser sensível a certos químicos e a alguns cosméticos. Deve retirar os aparelhos auditivos enquanto aplica o protector solar, só depois de lavar e retirar o creme das mãos, deve colocar os aparelhos auditivos.


Festivais e concertos de música

Festivais e Concertos

Vai a um concerto ao ar livre? Ou os seus filhos ou netos vão? Se for num local onde o som é muito alto, é importante estar ciente dos perigos. Em locais ao ar livre on
de o espaço é mais aberto do que num local interno, muitas vezes as pessoas não estão cientes do perigo do ruído a que estão expostas.

Lembre-se disto: se tem que gritar para se fazer ouvir, é porque a sua audição está sob tensão. Se possível use um protecção auditiva, como tampões descartáveis, e faça pausas regulares, afaste-se do ruído muito alto.


Mantenha os aparelhos auditivos frescos, tenha atenção aos perigos do calor

Os aparelhos auditivos e acessórios podem ser danificados devido ao excesso de calor, por isso é importante mantê-los num lugar fresco. Evite deixá-los no carro e mantenha-os longe da luz solar directa.

Perigos do calor 

Férias

Quando andamos de avião ou mergulhamos na água, muitas vezes sentimos desconforto causado pela pressão nos ouvidos ou no nariz, isto é causado pela diferença de pressão.

Se o ar fluir de forma relativamente fácil, a pressão alta do ar irá rapidamente fluir para o ar de pressão mais baixa e a diferença de pressão desaparecerá.

No entanto, se o ar não pode fluir livremente devido a um bloqueio, podemos sentir desconforto à medida que o ar o pressiona. Os bloqueios podem ser causados por cera, inflamação ou uma simples constipação.

Ao ir andar de avião pode usar os seus aparelhos à medida que passa pela segurança e dentro do avião. Mantenha-os ligados enquanto viaja, eles irão ajudá-lo a ouvir quaisquer informações importantes.


Na praia e na piscina

Poucos aparelhos auditivos são à prova de água, mesmo os que dizem que são resistentes à água é preciso cuidado, por isso certifique-se que os retira antes de entrar na água.

É importante ter um lugar seco para guardá-los enquanto estiver a nadar.

Algumas pessoas colocam os aparelhos dentro de uma caixa própria, são caixas impermeáveis, são importantes caso vá fazer canoagem, andar de barco, etc., sempre que tenha actividades aquáticas. 

Por último, seque o cabelo antes de colocar os aparelhos auditivos.


Limpe os aparelhos com regularidade

Com o calor do Verão, todos transpiramos um pouco mais, criando um ambiente perfeito para os micróbios fúngicos se desenvolvam nos aparelhos auditivos. 

Para evitar fungos, mantenha os produtos de limpeza (desinfectantes) à mão para que possa limpar os aparelhos regularmente. 

Também é importante garantir uma boa circulação do ar através dos seus aparelhos auditivos, abra a porta da pilha durante a noite, de modo a que o ar fresco entre e o ar húmido saia. 

Se os aparelhos tiverem uma forte acumulação de humidade, pode ser aconselhável investir num desumidificador de aparelhos auditivos.


Leve acessórios extra para as férias

Vai apreciar as suas semanas de férias ao sol e ainda mais se conseguir ouvir bem, tenha a certeza de que tem tudo o que precisa para os seus aparelhos auditivos.

Pilhas extra, tubos e filtros são apenas alguns dos acessórios que deverá levar consigo, mas depende do tipo de aparelho auditivo que tem. O que precisa substituir mais periodicamente?

Pode ler mais sobre os diferentes tipos de aparelhos auditivos aqui.