As consequências da perda de audição não corrigida

26 maio 2017

Quanto mais cedo corrigir a perda de audição, mais cedo começa a recuperar a nitidez, a confiança e o controle da sua vida. Actuar logo que possível também é vital para acabar com muitos efeitos negativos que podem resultar da perda de audição, tais como:

Quando não pode ouvir o que está a acontecer à sua volta, a sua acuidade mental sofre. Isso acontece porque a redução da estimulação auditiva ao longo do tempo pode prejudicar a capacidade do cérebro para processar o som e reconhecer a fala. Faz com que o cérebro não se estimule o suficiente para ser saudável.

A investigação demonstra consistentemente os efeitos consideráveis ​​que a perda de audição tem sobre o desempenho social, psicológico e cognitivo. Pode levar ao declínio cognitivo e à demência.

Porque as conversas levam muito mais energia mental quando se esforça para ouvir, a perda de audição não corrigida faz muitas vezes com que as pessoas se afastem da socialização. Isso pode levar ao isolamento e à depressão.

Veja no ficheiro seguinte outras causas e os efeitos que a perda de audição pode ter: «Viver Saudável = Ouvir Melhor»

Quanto mais cedo procurar ajuda, mais cedo põe fim ao desenvolvimento dos efeitos negativos

Sofre destes efeitos negativos, ou tem algum familiar ou amigo que sofre?

  • Sente-se inseguro quando está na rua, porque não consegue perceber de onde vem os sons?
  • Sente-se deprimido e sozinho?
  • Fica mais cansado e precisa de descansar após o trabalho ou funções sociais?
  • Tem problemas em se lembrar do que as pessoas lhe disseram?
  • Quando está em grupo tem tendência para escolher as conversas?
  • Diminuição da qualidade de vida?

Se respondeu « sim » a alguma destas questões, é sinal que pode eventualmente ter alguma perda de audição. Deverá contactar um especialista em aparelhos auditivos o mais breve possível.

Se não visse bem, iria certamente a um oftalmologista. Se tem um problema com um dente, procura um dentista. Mas por muitas razões, por exemplo como o orgulho ou constrangimento, muitas pessoas evitam ir a um especialista para corrigir a audição. A perda de audição não afecta só a própria pessoa, mas também a família. 
É importante procurar ajuda se notar sinais de perda de audição em si ou em um familiar ou amigo. Na Acústica Médica estamos prontos para ajudar.



Marque uma demonstração gratuita para si ou para um familiar

Consequências da Perda de Audição