As 8 dúvidas mais frequentes sobre Aparelhos Auditivos

Tempo de leitura: 4
por
29/05/19

As pessoas perguntam-nos todo o tipo de coisas sobre os aparelhos auditivos; sobre as pilhas, zumbidos, limpeza, música e ligações a outros dispositivos. Veja se este blog o vai ajudar a esclarecer algumas destas dúvidas.

1. Quais os aparelhos auditivos que se adaptam ao tipo de perda de audição?

A maioria dos aparelhos auditivos podem ser usados em praticamente todos os tipos de perda de audição.

Depende da capacidade que o aparelho auditivo tem para amplificar o som. De um modo geral, a maioria dos aparelhos auditivos disponíveis no mercado fornecem uma potência de som para perdas leves a moderadas.

A principal diferença nota-se nas pessoas que têm uma perda de audição severa a profunda. Nestes casos os técnicos aconselham usar aparelhos auditivos mais potentes, porque estes foram feitos para ter uma maior amplificação de som. Para conseguirem ter mais potência, estes aparelhos auditivos requerem umas pilhas maiores, e por esta razão, estes aparelhos auditivos tendem a ser um pouco maiores.

2. Como se deve limpar os aparelhos auditivos?

A limpeza dos aparelhos auditivos é fundamental para o seu bom funcionamento.

Cada aparelho auditivo tem requisitos diferentes para remover eficazmente a cera e a humidade que eventualmente possam ter. Siga o manual de instruções do seu aparelho auditivo para assegurar que o limpa sem o danificar.

3. Quanto tempo duram as pilhas dos aparelhos auditivos?

As pilhas dos aparelhos auditivos normalmente duram cerca de uma semana, mas a duração real das pilhas depende dos ambientes onde o aparelho auditivo é usado.

Se estiver a ouvir música ou áudio da TV ou o smartphone nos seus aparelhos auditivos, isto requere mais energia, logo, as pilhas vão durar menos tempo.

As baterias recarregáveis normalmente precisam de ser carregadas todas as noites, para proporcionar energia suficiente para o dia seguinte. Estas baterias têm uma vida útil similar ao do aparelho auditivo.

4. Como é que os aparelhos auditivos podem ajudar com os zumbidos?

Quando se tem zumbidos, ouve-se sons como apitos, assobios ou chilrear. Os zumbidos são comuns e a maioria das pessoas que tem zumbidos, podem também ter perda de audição.

Apesar de não haver cura para os zumbidos, os aparelhos auditivos mais recentes estão equipados com tecnologia que podem ajudar. Estes aparelhos auditivos reproduzem sons que vão aliviar e a suavizar os zumbidos. Estes sons podem ser white noise ou sons naturais como por exemplo, o som do mar. Estas funções são configuradas especificamente para cada utilizador, pelo técnico de aparelhos auditivos.

5. A que dispositivos podem os aparelhos auditivos ligar-se?

Os mais recentes aparelhos auditivos podem ligar-se a smartphone, televisores, a reprodutores de música, tablets, controlos remotos e também a microfones remotos. Usam o sistema de wireless como o 2.4Ghz, Bluetooth®, ou Bluetooth de baixo consumo. É comum primeiro fazer a ligação dos aparelhos auditivos ao iPhone, depois disso fazer a ligação ao dispositivo. Outros smartphones como os Androids, requerem que se use um dispositivo intermediário(streamer), que geralmente fica pendurado no seu pescoço ou agarrado à sua roupa com o ConnectClip. Alguns aparelhos auditivos requerem o uso do streamer ou ConnectClip, outros ligam directamente ao smartphone.
Televisores sem a tecnologia Bluetooth®, têm que usar um dispositivo adicional(Adaptador de TV) para transmitir o som via Bluetooth® para os aparelhos auditivos.
Alguns aparelhos auditivos têm ligação à Internet permitem que se use o sistema IFTTT (Internet of Things) para criar as suas próprias ligações a milhares de dispositivos. 

6. Pode-se ligar também os aparelhos auditivos a smartphones Android?

Os aparelhos auditivos que ligam directamente ao iPhone normalmente também se ligam a smartphones Android. Os smartphones Android necessitam de um dispositivo intermédio (streamer), que fica pendurado no seu pescoço ou agarrado à sua roupa como o ConnectClip, ao contrário do iPhone que consegue transmitir música ou áudio directamente para os aparelhos auditivos.

7. Podemos reproduzir música através dos aparelhos auditivos?

Alguns aparelhos auditivos conseguem reproduzir música ou audio desde outro dispositivo, via Bluetooth®.  A música pode vir directamente do smartphone ou pode ser transmitida de um reprodutor de música, computador ou de um televisor.

Os aparelhos auditivos que conseguem reproduzir música utilizam os smartphones para controlar a transmissão da música, ou usam um dispositivo de transmissão que normalmente se coloca pendurado ao pescoço ou agarrado à sua roupa como o ConnectClip. No entanto, outros dispositivos como os reprodutores de música, computadores ou televisores, podem precisar de um transmissor Bluetooth® adicional. Os aparelhos auditivos mais modernos, utilizam a tecnologia Bluetooth de baixo consumo para transmitir música, o que permite ouvir  em Wi-FI Stereo com consumo inferior de energia.

8. O que é um microfone remoto e para que serve?

Um microfone remoto ou integrado permite captar a voz de outra pessoa e transmitir directamente para os seus aparelhos auditivos através do sistema sem fios(wireless). Normalmente é usado em conferências, palestras ou eventos onde o orador está distante. Para isso, a pessoa que está a falar tem que colocar o microfone em sua roupa.

Tem alguma outra questão? Por favor coloque o seu comentário aqui, ou envie-nos um email para info@acusticamedica.pt

0 comentários

Comentários