Exame
Cera
Blog

Porque temos cera nos ouvidos, e de que forma a podemos remover?

Contribuído por Acústica Médica

25/08/2017 00:00:00 • 3mn Tempo de leitura

Em primeiro lugar a cera é natural e necessária, desenvolvemo-la por algum motivo.

A cera é um lubrificante natural que protege a pele no canal auditivo. Também actua como uma barreira que impede a sujidade e objectos estranhos de entrar no tímpano.

Além disso, a cera faz parte da auto-limpeza do ouvido. A pele dentro do canal auditivo cresce para fora, carregando cera com ela. Dessa forma a cera recolhe a sujidade e a pele morta, este processo é feito de uma forma natural e sai do ouvido juntamente com a cera.

Mastigar e bocejar também ajuda a mover a cera para fora do ouvido ao longo do canal auditivo.

Então, como faço para limpar os meus ouvidos?

Uma vez que a cera é necessária, não deve removê-la totalmente, não precisa de o fazer. No entanto, pode limpar o excesso de cera visível com um pano húmido. Mas… não use cotonetes!

Na verdade, não deve colocar nada no seu canal auditivo.

Os cotonetes são definitivamente uma má idéia. Podem parecer macios, mas são feitos de fibras artificiais que podem arranhar e inflamar a pele sensível do canal auditivo, deixando-a vulnerável a infecções.

Se acha que tem um bloqueio no seu canal auditivo ou pensa que está com excesso de cera, então precisa de consultar um especialista em cuidados auditivos para uma limpeza especializada.

A cera pode criar um bloqueio

 É possível. Muitas vezes quando as pessoas tentam limpar os ouvidos com cotonetes, estão a empurrar a cera para dentro e assim cria um bloqueio. Empurrar a cera pode fazer com que vá além do que era suposto, por isso fica presa. Ao longo do tempo, a cera pode ficar compacta, levando a uma perda de audição.

Cera em excesso

Geralmente os nossos ouvidos produzem a quantidade de cera que precisam. No entanto, algumas pessoas produzem mais cera do que outras. Isso pode ser causado por excesso de limpeza, logo o ouvido vai produzir mais cera, em esforço, para restabelecer uma quantidade apropriada. Também pode ser causado por algumas condições médicas.

Em alguns casos, os aparelhos auditivos podem contribuir para que as pessoas percebam que tem excesso de cera, porque são colocados no canal auditivo e impedem a cera de sair naturalmente. Os aparelhos auditivos estão equipados com filtros de cera para esse propósito, no qual precisam de ser substituidos regularmente.

Como devo de limpar os ouvidos dos meus filhos?

Da mesma forma que limpa os seus ouvidos: superficialmente e sem introduzir nada no ouvido. Algumas pessoas usam cotonetes de algodão disponíveis em formas que são desenhadas para evitar que as introduza para além do canal auditivo. No entanto,  são abrasivos, por isso não recomendamos.

Recomendamos que use um pano húmido para eliminar a cera apenas da parte externa do ouvido.