Exame
Blog

O que sabe sobre os Zumbidos?

Contribuído por Acústica Médica

20/07/2017 00:00:00 • 3mn Tempo de leitura

Muitas vezes referido como "apito nos ouvidos", o zumbido pode ter muitas formas diferentes de som, como um assobio, chilrear ou um apito.

O que estes sons tem em comum é que são apenas audíveis para a pessoa que tem zumbidos.

Isso ocorre porque o zumbido advém de um dano ou disfunção do sistema auditivo interno. Existem muitas causas possíveis, uma das quais é a exposição ao ruído alto. 

O zumbido pode aparecer com a perda de audição

Mais de 80% das pessoas com zumbido também podem apresentar algum grau de perda de audição. No entanto, muitos dos que têm zumbidos não sabem que têm perda de audição. Felizmente, os especialistas são capazes de tratar ambas as condições com aparelhos auditivos, hoje em dia os aparelhos auditivos podem produzir sons de alívio e calmantes.

Porque “inventamos” sons que não existem?

Os especialistas não sabem exactamente o que nos faz ouvir um som que não existe. Muitos suspeitam que isso acontece quando o sistema auditivo reage à lesão, tentando compensar sinais ausentes.

No entanto, algumas pessoas que sofrem de zumbido não têm perda de audição. Isso significa que existem outras causas do zumbido, para além de ser um sintoma de perda de audição.

Factores que influenciam o zumbido…

Garantir a estimulação auditiva

Certifique-se de que pode ouvir bem, usando aparelhos auditivos, se necessário. Isso pode ajudar a minimizar os sintomas de zumbido.

Sono que qualidade

Se não dormir o suficiente, a sua circulação sanguínea pode ser reduzida, o que afecta tanto a perda de audição como o zumbido. Além disso, usar uma almofada extra para manter a cabeça levantada pode reduzir o congestionamento, o que também pode ajudar a aliviar o zumbido.

Tenha uma alimentação saudável

Álcool, cigarros, café e edulcorantes artificiais (aspertano), podem contribuir negativamente para perda de audição e zumbido. 

Embora não haja cura para o zumbido, vale a pena ter em atenção a estes factores e perceber se eles afectam o zumbido. 

Importante, como se sente tem um grande efeito em si, em como fica irritado com o zumbido. Reduzir o impacto é portanto reduzir o quanto ele é perceptível para si.

O primeiro passo é visitar um especialista em audição.

Com lidar eficazmente com o zumbido

Para além de estar atento aos factores que afectam o zumbido, também há muitas opções que podem ajudar a controlar e aliviar.

Algumas pessoas usam dispositivos de som para dormirem, pois estes ao emitirem sons atenuam o zumbido. Este ruído de fundo ajuda a mascarar os sons do zumbido dentro de sua cabeça, ajudando a distraí-los enquanto dorme. Hoje em dia, os aparelhos auditivos estão incorporados com essas tecnologias.

Estes são programados por um especialista em aparelhos auditivos para combinar com os sintomas de zumbido, dando-lhe uma gama de sons de alívio para escolher sempre que precisar.

De que forma eficaz posso explicar o que sinto (zumbidos) a um especialista?

Nós sabemos, que não é fácil de o descrever! Mas antes da primeira visita a um especialista, isto pode ajudá-lo.

  • Quando começou a ter zumbidos? Também sofre de problemas de audição ? 
  • O som é alto ou baixo? É ruidoso ou suave? 
  • O som muda ao longo do dia? 
  • Como varia e quando? 
  • Piora em algumas situações? 
  • Piora depois de beber café ou depois de estar num ambiente ruidoso? 
  • É em ambos os ouvidos? 

As causas do zumbido

A causa mais comum do zumbido é a deterioração das células sensoriais, na cóclea. Este órgão é em forma de caracol no ouvido interno, onde os sons são convertidos em sinais eléctricos. A deterioração das células ciliadas causa zumbido e perda de audição.

No entanto, o zumbido também pode ser causado por uma infecção do ouvido médio, aumento da cera, vasos sanguíneos inflamados ao redor da orelha, medicamentos e outras drogas, ansiedade e stress.

Recentes pesquisas sugerem que a causa do zumbido em ambos os ouvidos pode ser genético, especialmente nos homens.

Prevenir o zumbido 

Tal como acontece com a perda de audição, a melhor formar de evitar o zumbido é usar protecção auditiva sempre que estiver numa situação em que o ruído esteja em níveis muito elevados. Além disso, é importante afastar-se do ruído sempre que possível ou durante o tempo que puder.

Saiba mais sobre os Zumbidos aqui.

Guia Prático do Zumbido grátis

Saiba mais como controlar e aliviar os zumbidos

Tem mais de 50 anos? Peça já o seu guia


guia